sexta-feira, 20 de novembro de 2009

3º Ano Cenáculo com Maria!

Pe. Stanley Lopes Coordenador dos Cenáculos do RN e pároco de Currais Novos.


Madrinha Déia, testemunho vivo de amor a Nossa Senhora!
Rafael e minha avó Ivanilda!

Nestes três anos de Cenáculo são muitos testemunhos, milagres, graças alcançadas através da intercessão de Nossa Senhora!
Obrigada a todos que estiveram presente na igreja de São Sebastião, celebrando conosco esse momento tão especial!

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

RAINHA DO SANTO ROZÁRIO!



Rainha do Santo Rosário

Shalon irmãos,

Nesta quarta-feira (11 de novembro de 2009) estivemos na comunidade de Lagoa Limpa na residência de Dona Lourdes, realizamos o Cenáculo e na mensagem do livro Nossa Senhora veio nos falar sobre a recitação do santo rozário. Deixo para vocês algumas linhas sobre a recitação do terço, como iniciou, como é uma oração simples mas de muito poder e como Nossa Senhora nos fez e faz este apelo; "“E que este meu apelo não fique ignorado...”
“Rezai o terço todos os dias”
(Nossa Senhora de Fátima)


“Ó Rosário bendito de Maria, doce cadeia que nos prende a Deus, torre de salvação contra os assaltos do inferno, porto seguro do naufrágio geral, não te deixaremos nunca mais” (Beato Bártolo Longo).


Confeccionado com sementes, conchas, pedras, cristais, madeira, plástico, ouro, prata, perólas preciosas ou não, isso não importa, o que realmente importa, é que, por séculos o Santo Rosário foi manuseado e recitado por sábios e iletrados, camponeses e operários, nobres e governantes, soldados, donas de casa, estudantes, etc; e continua sempre atual e eficaz.
Nosso saudoso Papa João Paulo II em sua Carta Apostólica “Rosarium Virginis Mariae” nos diz que: “Com ele, o povo Cristão frequenta a escola de Maria, para deixar-se introduzir na contemplação da beleza do rosto de Cristo e na experiência da profundidade do seu amor.”

A Coroa de Rosas

Rosarium, no latim quer dizer Jardim de Rosas. No Rosário, cada Ave-Maria é uma rosa espiritual que o devoto oferta a Virgem Maria, confeccionando dessa forma uma coroa simbólica de rosas ou um pequeno chapéu de Rosas(Corona em Italiano e Chapelet em Francês).
Diz-se que na idade média, os vassalos tinham o costume de oferecer a seus soberanos coroas de flores, em sinal de submissão. Os Cristãos adotaram esse uso em honra de Maria.
A tradição nos diz ainda que no século VIII, cantavam os Ave(do anjo Gabriel), acrescentando um mistério da vida de Maria Ssma. chamava-se Akasthistos. Só a partir do século XI, acresentaram a segunda parte da Ave-Maria, ou seja, a saudação de Isabel: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de vosso ventre.” Por fim no século XV, é que a oração da Ave-Maria foi concluida com a nossa petição após o nome de “Jesus”: “Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte amém”. Porém foi no ano de 1214 que Nossa Senhora inspirou São Domingos de Gusmão a utilizar o Santo Rosário, como meio de pregação para a conversão do hereges Albigenses, no sul da França.
Disse a Ssma Virgem:
-Sabes, meu caro Domingos, de que arma a Ssma. Trindade se serviu para restaurar o mundo? Saiba que a principal arma foi a saudação Angélica, que é o fundamento do Novo Testamento; se queres ganhar para Deus estes corações endurecidos, prega o meu saltério(antigo nome da Coroa do Rosário).
Nos mosteiros rezava-se os 150 salmos da Bíblia, os irmãos menos instruídos e não sabendo o Latim, substituíram os salmos pelas 150 Aves, e para fazer a contagem dos Ave,
utilizavam grãos, pedras ou faziam nós numa corda.
No século XV, o Cartuxo Adolfo de Essen, introduziu os mistérios, entre as dezenas das Ave-Marias, e o dominicano Alano de La Rouche, completou e definiu as orações e mistérios do Rosário.
No dia 7 de outubro de 1571, o Papa São Pio V celebrou a vitória dos Cristãos sobre os Turcos Mulçumanos, próximo ao porto de lepanto, na entrada do Golfo do Corinto.
São Pio V convoca os Cristãos a unirem-se em oração, a oração do Santo Rosário, implorando o auxílio da Virgem Maria, após a vitória o Papa mandou incluir na ladainha a invocação: “Auxílio dos Cristãos”, e institui a festa de Nossa Senhora do Rosário.
O Advogado Beato Bártolo Longo ergueu no vale de Pompéia um Santuário em honra a Virgem do Rosário e iniciou o Centro Mundial de Difusão do Sto. Rosário em 1873.
Foi no Santuário de Pompéia que o Santo Papa João Paulo II, abriu o ano do Rosário em outubro de 2002, e através da Carta Apóstólica “Rosarium Virginis Mariae”, instituiu os Mistérios Luminosos, e assim sendo o Rosário passou a contar com 200 Ave-Marias, divididas entre os Mistérios: Gozozos, Luminosos, Dolorosos e Gloriosos, e concluiu a carta: “Retomai confiadaemente nas mãos o terço do Rosário”[...] “E que este meu apelo não fique ignorado...”
“Rezai o terço todos os dias”
(Nossa Senhora de Fátima)
Amém
Paz e Bem
Imaculado Coração de Maria”
20 de Junho


“O Meu coração exulta no senhor, meu Salvador”.

Quando celebramos a festa do Imaculado Coração de Maria; saboreamos a insondável bondade de Deus que desejou amar com um coração humano, um coração da Virgem de Nazaré.
Foi no coração Imaculado de Maria, que o Senhor encontrou um espaço transbordante de santidade, beleza e doação total.
O Coração de Maria é fonte de graças e virtudes, devemos contempla-lo e imita-lo na entrega total aos designos de Deus! Faça-se!
É verdade que de uma forma ou de outra aprendemos a amar, e é sobretudo com os pais e na familia, que aprendemos os mais diversos sinais de amor.
Quantas vezes Jesus recostado no colo de sua mãe, adormece com pulsar do coração Imaculado e amoroso de sua mãe.
Maria ao mostrar-nos o seu coração é sobretudo a vida que ela mostra. Ela quer ensinar-nos que o amor repara os pecados, reanima a esperança, leva á vida, une, constrói, perdoa, santifica, defende os pequeninos e liberta os humilhados.
São Lucas nos lembra que era no Coração de Maria que todas as coisas estavam conservadas, ou seja guardadas! As lembranças do Sim, do nascimento, da infância, da juventude e da missâo do filho de Deus, que era seu menino!

A Celebração

Liturgicamente a festa do Imaculado Coração de Maria deve ser celebrada no sábado seguinte ao segundo domingo de Pentecostes.
Os Santos Padres, mistícos da idade média, os teólogos e os ascetas dos séculos seguintes foram todos grandes devotos do Coração de Maria assim como do Coração de Jesus.
Porém foi São João Eudes(1601-1680) o grande promotor do culto litúrigco que se devia tornar em devoção e patrimônio dos fiéis.
Esta festa tornou-se pública de 1648 entrando assim na liturgia comun, e a partir daí, muitos bispos autorizaram nas próprias dioceses o culto ao coração de Maria.
Porém devemos entender que foi sobretudo a partir das aparições da Virgem Maria em Fátima, que a devoção tomou grande impulso, conforme escreveu o Cardeal Cerejeira: “A Missão especial de Fátima é a divulgação no mundo do culto ao Imaculado Coração de Maria.”
No dia 13 de junho, em Fátima, a Senhora apresenta o Coração circundad de espinhos pedindo a reparação e pronunciando estas palavras “Jesus quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração.”
...Vistes o inferno, para onde vãos as pobres almas dos pecadores...
-Para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração.

No dia 4 de Maio de 1944, o Papa Pio XII ordenou que esta festa fosse observada em toda Igreja para obter a intercessão de Maria para: A paz entre as nações, a liberdade para a Igreja, a conversão dos pecadores e o amor pela pureza e pelas virtudes.
Dois anos mais tarde o mesmo Papa Pio XII consagra o genero humano ao Imaculado Coração de Maria .
No dia 25 de março de 1984, portanto há 25 anos atrás, o então Papa João Paulo II realizou na Basílica de São Pedro, acompanhado por uma multidão de mais de 150 mil peregrinos e diante da imagem da Virgem peregrina de Fátima, vinda de Portugal, proferiu a solene consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria em união espiritual com os bispos do mundo inteiro.
João Paulo II na ocasião, pediu a Nossa Senhora que livrasse a humanidade da fome, das guerras, e de todos males.
Nas aparições da Virgem Maria á Irmã Lucia, na Espanha ela pede reparação pelas ofensas, rezar pela conversão dos pecadores, confessando, comungando, e recitando o Santo Terço ao longo de cinco meses seguidos e sempre no primeiro sábado do mês.
Nosso Papa Bento XVI, assim nos exorta sobre a devoção: “Vemos que o coração de Maria é visitado pela graça do Pai, é penetrado pela força do Espírito e impulsionado interiormente pelo filho; isto é vemos um coração humano perfeitamente introduzido no dinamismo da Santissima Trindade.”
Que os Corações unidos de Jesus e Maria sejam nossa salvação.

Paz e Bem!

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Felizes os que crêem no Senhor, pois eterna é a Sua misericórdia!

Shalon irmãos,

Queremos partilhar com vocês mais uma graça alcançada através da intercessão da nossa mãe Maria Santíssima.
Vamos fazer agora no mês de dezembro seis anos de casados e uma das coisas que mais desejávamos era, a graça de sermos pais. O tempo passava e esta graça não acontecia, fomos a alguns especialistas, mais sobre tudo sempre pedíamos ao médico dos médicos que nos agraciasse com esta benção. O tempo continuou passando, nossos amigos foram formando suas famílias, os parentes, enfim ao nosso redor a maioria foi tendo seus filhos e começamos a perceber que talvez não fosse da vontade de Deus que fôssemos pais. Assim começamos a nos ocupar das coisas de Deus, em nossas orações mesmo tão desejosos e sem deixar de pedir dizíamos sempre que fosse feita conforme a vontade do Senhor. Este ano de 2009 podemos dizer que é o tempo da colheita, o nosso Deus nos proporcionou muitas graças e entre estas graças, em agosto recebemos uma missão muito especial, depois de 3 anos visitando tantas famílias através dos Cenáculos familiares, fomos convidados a dar uma palestra sobre Nossa Senhora! confesso que tremi na base, mas tínhamos que dá o nosso SIM, pois através da intercessão de Maria que posso deixar aqui o nosso testemunho. Gente foi um dos momentos mais especiais da minha vida, uma emoção tremenda, a presença do próprio Jesus ali conosco, olha foi lindo, foi especialíssimo. Bom, mais antes de irmos a palestra fomos até o Santíssimo Sacramento e no altar do Senhor depositamos todas as nossas misérias, medos, sonhos e anseios. E assim confiando no Senhor e tendo a certeza que enquanto cuidamos das coisas Dele, Ele cuida das nossas, um mês depois ficamos sabendo que: ESTAMOS GRÁVIDOS, fomos agraciados por Deus, Ele realizou mais um sonho nosso, vamos ter um filho! já não somos um casal, mais a partir deste ser que está no meu ventre somos família! Um milagre concedido pelo Pai, através da Mãe.
Obrigada Senhor, obrigada Nossa Senhora por este presente tão lindo, sabemos que filhos são bençãos na vida de qualquer pessoa, de qualquer família, então podemos dizer que somos abençoados por Deus.
Com tudo só posso dizer que devemos perseverar na nossa oração, muitas vezes pedimos algo e queremos que venha rápido, mas que tenhamos consciência que nossas orações não são em vão e que o tempo de Deus é diferente do nosso; perseverança, fé, confiança!

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado!